QUATRO OPERAÇÕES (6° ano)
Catiéle Scheidt Kurz
Diferentes estratégias para
resolver situações-problema
Constantemente
em nosso dia a dia utilizamos as quatro operações com números naturais, pois
somamos, subtraímos, multiplicamos e/ou dividimos. E em várias situações nos
deparamos com problemas matemáticos.
Surgem
então alguns questionamentos:
v
Como faço para resolvê-lo?
v O que o problema está pedindo?
v Que operação devo usar?
Um
fato comum hoje em dia nas escolas é a grande dificuldade que muitos alunos
encontram para resolver problemas matemáticos.
VOCÊ TEM DIFICULDADE PARA RESOLVER UM PROBLEMA MATEMÁTICO?
Vamos então trabalhar na
busca de sanar essa dificuldade, procurando:
§ Analizar as
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes
estratégias;
§ Compreender
os diferentes significados das operações envolvidas nos problemas;
§ Estabelecer
relações entre as operações.
Certamente
você já sabe realizar os cálculos envolvendo as quatro operações, só que isso
não basta. Antes de começar a resolver um problema de matemática você precisa
saber qual das operações vai usar.
Você
precisa ler atentamente o problema (quantas vezes for preciso) e analisá-lo,
buscando identificar os dados que o problema fornece e o que é pedido.
DICAS PARA RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA:
1.
Leia atentamente o enunciado do problema procurando
identificar:
·
os dados fornecidos;
·
o que é pedido.
2.
Planeje seu trabalho, observado:
·
que cálculos são necessários para se chegar na resposta;
·
é preciso traçar algum esquema ou figura auxiliar.
3.
Executar com cuidado o que você planejou, sem esquecer
nenhum detalhe.
4.
Pensar se a maneira que você resolveu este problema pode
ser utilizada para resolver algum outro.
Para iniciar, procure
identificar, nos problemas abaixo, que operação você vai utilizar para resolver
cada um.
Não esqueça... LEIA COM ATENÇÃO
- A um teatro compareceram 519 homens e 385 mulheres. Quantas pessoas foram ao teatro?
- Numa livraria havia 586 livros de poesia. Foram vendidos 283. Quantos livros ainda não foram vendidos?
- Luana tem 75 livros. Suzana tem o triplo dos livros de Luana. Quantos livros Susana tem?
- Numa escola a diretora guardou 56 tubos de cola em 7 caixas. Quantos tubos guardou em cada caixa, se em cada uma colocou a mesma quantidade?
E aí...
Conseguiu identificar?
Vamos ver agora alguns exemplos resolvidos:
ADIÇÃO
Paula,
Ana e Marta são irmãs e todas elas ganham mesadas do pai, só que cada uma ganha
um valor diferente. Paula ganha R$ 70,00 por mês, Ana ganha R$ 60,00 e Maria R$
50,00. Qual o total que o pai das meninas precisa separar no mês para pagar as
mesadas?
Para saber o total
gasto com as mesadas no mês precisamos somar a quantidade que cada menina
ganha. Utilizaremos então a operação de adição.
70 + 60 + 50 = 180
Assim, o pai gasta R$
180,00 por mês pagando as mesadas das
filhas.
Lembre-se: na adição podemos somar as parcelas
(os números) em qualquer ordem.
SUBTRAÇÃO
Na fruteira de seu Manoel, das 520 laranjas que havia
para venda, 60 estavam estragadas e foram separadas das demais. Quantas
laranjas ficaram?
Primeiro ponto que
devemos levar em consideração: utilizaremos
a operação de subtração, pois queremos tirar uma quantidade de outra
para ver quanto vai sobrar.
520 – 60 = 460 ou 520
- 60
460
Logo, ficaram 460
laranjas.
OBS: Como estamos trabalhando apenas com números inteiros
positivos, você sempre deve tirar do número maior, ou seja, o número maior
sempre deve estar em cima quando você armar o cálculo.
MULTIPLICAÇÃO
Uma caixa de fósforos contém
45 palitos. Quantos palitos há em 8 caixas?
Como você sabe, a
multiplicação é apenas a soma de parcelas iguais. No caso desse problema
poderíamos somar o número 45, repetindo-o 8 vezes (pois pede o total de palitos
em 8 caixas):
45 + 45 + 45 + 45 + 45
+ 45 + 45 +45 = 360
O número 45 apareceu 8
vezes. Sendo assim, podemos fazer apenas uma multiplicação:
8 x 45 = 360
Portanto, em 8 caixas de fósforos haverá 360
palitos.
DIVISÃO
O professor de matemática de uma turma de 36 alunos
decidiu dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo teria 4 integrantes.
Quantos grupos serão formados?
Pense: queremos
dividir a turma toda em grupos iguais, ou seja, precisamos pensar quantas vezes
o número 4 cabe no 36.
Vamos então dividir 36
por 4
36 : 4 = 9
Logo, serão formados 9
grupos.
AGORA É SUA VEZ DE PRATICAR!!!!!!
Resolva
as situações-problemas:
Em um problema você pode
usar mais de uma operação...
- Fabrício tinha 320 reais para pagar as contas (117 reais de energia elétrica, 58 reais de água e 88 reais de telefone) e para fazer algumas compras. Quanto lhe restou para fazer as compras?
- Na escola de Pedro há 8 classes de 35 alunos, 5 classes de 33 alunos e 12 classes de 30 alunos. Qual é o total de alunos nessa escola?
- 45 balas foram repartidas entre 3 crianças, Ana, Maria e João. Quantas balas cada uma recebeu?
- Ana tinha 500 reais no banco. Na segunda-feira retirou 250 reais e na terça-feira fez um depósito de 180 reais. Qual o valor do seu saldo?
Respostas:
- 57 reais
- 805 alunos
- 15 balas
- 430 reais
Ficamos por aqui... Espero que tenha aproveitado!!!!!!!
Aí vai uma dica de blogs com outros exercícios para vocês
resolverem.
Aproveitem... Bons Estudos!!!!
REFERÊNCIA
DANTE, Luiz Roberto. Tudo
é matemática. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009.
MALVEIRA, Linaldo. Matemática
Fácil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1990.
PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Caderno do Futuro: Matemática. São Paulo, IBEP.
RESOLUÇÃO de problemas. Disponível em http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/resolucao-de-problemas.html.
Acesso
em: 07 de junho de 2012.
nossa, muito bom esse assunto
ResponderExcluirParabéns Pela Iniciativa
ResponderExcluirq noia,é bem legal
ResponderExcluirtambem acho viu
Excluirgostei muito pois mi ajudou para fazer a minha prova
ResponderExcluira meu nome verdadeiro rai mais a mei essa rede
ResponderExcluirgostei de vc
ResponderExcluirExcelente!
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